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8 Passos para fazer um Financiamento Imobiliário

  • Foto do escritor: Guilherme Ayres
    Guilherme Ayres
  • 6 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de dez. de 2024



Comprar um imóvel é uma das decisões financeiras mais importantes na vida de muitas pessoas. Mas a jornada do financiamento imobiliário, para muitos, parece um processo longo e cheio de detalhes. Se você quer comprar seu imóvel sem tantas dores de cabeça, acompanhe este passo a passo que explica cada etapa de maneira simples e prática.


1. Comece Com Uma Análise do Seu Perfil Financeiro


Antes de iniciar o processo, é essencial ter clareza sobre sua situação financeira atual. Avalie sua renda, seus gastos e qualquer pendência financeira. Um orçamento claro ajuda a entender qual valor cabe no seu bolso, evitando surpresas ao longo do financiamento.


Dica: Muitos sites e aplicativos bancários oferecem simuladores gratuitos que podem dar uma boa ideia dos valores de entrada e das parcelas.


2. Separe Toda a Documentação Necessária


Reúna os documentos que serão solicitados pela instituição financeira. Isso inclui:

  • RG e CPF;

  • Comprovante de estado civil;

  • Comprovante de renda, como holerites, declaração e recibo do IRPF ou extratos bancários;

  • Comprovante de residência; e

  • Matrícula atualizada.


Para empresários, o banco pode pedir também documentos contábeis da empresa. Deixar essa documentação organizada antecipadamente ajuda a evitar atrasos no processo.


Dica: Esses são documentos básicos, mas o banco pode solicitar mais documentos, tanto dos compradores, quanto dos vendedores e, também, do imóvel.


3. Faça Uma Simulação de Crédito


A simulação de crédito é um passo simples, mas extremamente importante. Ela permite uma visão mais clara das condições de pagamento e facilita a escolha do imóvel que melhor se ajusta ao seu orçamento. Assim, você consegue ajustar a compra à sua realidade financeira.


Na Global Prime você consegue simular em diversas instituições financeiras privadas sem nenhum custo e compromisso. Já na Global Crédito Fácil você consegue fazer o mesmo processo com a CAIXA.


4. Escolha o Imóvel e Submeta-o à Avaliação


Com o valor do financiamento já estimado, é hora de escolher o imóvel dos seus sonhos! A instituição financeira precisa aprovar esse imóvel e fazer uma avaliação para verificar se ele está dentro do valor de mercado e se possui toda a documentação necessária.

Essa avaliação é obrigatória e garante que o imóvel se enquadra no financiamento aprovado.


Dica: Todo banco cobra por essa parte do processo, seja por boleto ou débito em conta. O valor varia de instituição para instituição. Pergunte ao seu assessor qual o valor da avaliação de engenharia para se organizar melhor.


5. Envio de Documentação para Análise de Crédito


Depois da simulação e da escolha do imóvel, você precisa enviar a documentação completa para análise de crédito. Nesta etapa, o banco revisa todos os detalhes para verificar a aprovação final do financiamento. Se tudo estiver dentro do esperado, você passará para a etapa da assinatura.


6. Assinatura do Contrato


Com o financiamento aprovado, você será convocado para assinar o contrato. Neste momento, é fundamental ler todas as cláusulas e tirar dúvidas. A assinatura do contrato formaliza o compromisso com o banco e com o vendedor do imóvel.

Dica: Não pode comparecer presencialmente? É possível nomear um procurador para assinar em seu lugar. Mas atenção: há bancos que exigem um modelo próprio para a procuração que deve ser certificada em cartório de notas. Contudo, algumas instituições financeiras já aceitam a assinatura digital.


7. ITBI e Registro em Cartório


Após a assinatura, o próximo passo é emitir o ITBI junto a prefeitura que gira em torno de 3% do valor que a prefeitura atribui ao imóvel.

Depois é necessário registrar o contrato em um cartório de imóveis. O custo dessa última parte fica em torno de 2%, em média, do valor do imóvel. Entretanto, se for o primeiro imóvel de todos os compradores, pode-se preencher e assinar a Declaração de Primeiro Imóvel que garante 50% de desconto nas custas cartorárias. Isto é, o preço do registro cai de 2% para 1%.


Dica: Você pode incluir no financiamento o valor de ITBI e custas cartorárias, desde que esses não ultrapassem a quota máxima de financiamento permitida pelo banco.


8. Liberação do Financiamento


Após o registro no cartório, o valor do financiamento é liberado pela instituição financeira diretamente ao vendedor. Se o comprador financiou os custos de ITBI e registro no cartório, ele é reembolsado pelo banco junto ao pagamento ao vendedor. A partir daí, começam suas obrigações de pagamento das parcelas conforme o contrato. Agora o imóvel é de sua posse e propriedade do banco, e você só precisa manter o planejamento financeiro para cumprir com as obrigações do financiamento. Ao quitá-lo você deve averbar a quitação na matrícula do imóvel para garantir também a propriedade dele.


Dicas Finais

  • FGTS: Se você tem saldo no FGTS, pode utilizá-lo para ajudar a pagar a entrada do financiamento ou para amortizar o saldo devedor durante o período de pagamento das parcelas.

  • Planejamento Extra: Separe um fundo para custos adicionais, como taxas de cartório, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e outras despesas que surgirem.


Seguir esses passos torna o processo de financiamento imobiliário muito mais tranquilo e organizado, garantindo que a realização do sonho da casa própria aconteça de forma segura e planejada. Quer saber como seria financiar o imóvel dos seus sonhos? Preencha nosso formulário e aguarde a análise de nossa equipe!

 
 
 

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